
Aqui descreveremos, em síntese, os benefícios do vinho à saúde. Nos baseamos no estudo da Copenhagen Heart Study, foram envolvidas 13 mil pessoas durante 10 anos. O estudo comprovou que o consumo moderado, de um a dois copos de vinho por dia é muito benéfico ao organismo humano. É importante observar que mulheres grávidas, pessoas com certas doenças e dependentes não devem considerar estes benefícios.
De acordo com a Copenhagen Heart Study, pessoas que consomem 6 cálices de vinho por semana tiveram menos 40% de taxa de mortalidade, comparado a aqueles que não beberam.
Abaixo listaremos alguns outros benefícios do consumo regular de vinho:
- Aumento do DHL, o bom colesterol;
- Aumento da salivação e a atividade estomacal no caso de falta de apetite;
- Pelo alto conteúdo do potássio e baixo de sódio, excelente na dieta de pessoas com hipertensão ;
- Aumento do prazer das refeições para diabéticos com uma taça de vinho seco, pois o álcool não requer insulina para ser metabolizado;
- Torna o sono dos idosos mais repousante reduzindo o uso de tranquilizantes e pílulas para dormir.
- A presença de polifenóis encontradas nas cascas e sementes das uvas, que agem como antioxidantes, são nutrientes naturais que protegem o interior do corpo contra reações químicas indesejáveis, principalmente a oxidação das células, causadora do envelhecimento e doenças;
- Redução de 59% no risco de pedras nos rins - estudos feitos na Inglaterra e nos Estados Unidos em 1998, pelo doutor Gary Curham;
- Estilo de vida mais moderado, mais equilibrado e melhor controle do estresse;
- Redução de 75% na taxa de mal de Alzheimer e 80% de demência quando comparadas com os não bebedores;
- E ainda que, pessoas saldáveis, bebendo duas taças de vinho tinto nas refeições não tem ganho de peso e uma taça de vinho dobra a perda de peso nas pessoas obesas pelo efeito tranquilizante - estudo na Universidade do Colorado, em 1997.
É muito importante lembrar que não é qualquer vinho que trará estes benefícios, prefira os Vinhos Tintos Secos.